top of page

Finais dos Estaduais

Júlia Peres




Campeonato Estadual

Todo começo de ano, o futebol profissional masculino se destaca pelos campeonatos estaduais. Essa competição serve para muitas equipes grandes como um pré-campeonato, onde testam os jogadores de seus elencos e seus técnicos experimentam com diferentes esquemas táticos. Para os times menores, esse campeonato serve para mostrar o talento dos jovens desses times com menos estrutura. Através das receitas de TV, vendas de atletas e retorno de patrocínio nos estaduais, essas equipes menores são capazes de “sobreviver” e manter uma equipe profissional em atividade. O primeiro campeonato estadual foi o Campeonato Paulista, em 1902, onde participaram 5 equipes da cidade de São Paulo. Hoje em dia, existem 27 campeonatos estaduais(de 27 estados diferentes) onde as equipes dos mesmos estados se enfrentam para ver quem vai se consagrar campeão desse estado. Cada campeonato estadual tem uma forma diferente de disputa, porém todos eles têm o mesmo objetivo, saber quem é o melhor time.


Campeonato Paulista

O campeonato Paulista reúne 16 equipes que são sorteadas em 4 grupos diferentes(Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos sendo cabeças de chave) com 4 times em cada. Todas as equipes enfrentam os times de outros grupos em apenas jogos de ida(12 jogos). Em seguida, os dois primeiros colocados de cada chave se enfrentam nas quartas de final. Os dois times com menos pontos(independentemente do grupo) caem para a Série A2. A final do campeonato Paulista será disputada entre a equipe da Sociedade Esportiva Palmeiras, vencedor de 24 campeonatos Paulistas, e Esporte Clube Água Santa, time com nenhum título vencido (equipe que pela primeira vez se classificou para o mata-mata). O Palmeiras teve a melhor campanha de seu grupo, classificando em primeiro lugar com 28 pontos. Além disso, o Palmeiras teve a melhor campanha geral do campeonato. Nas quartas de finais, o Verdão enfrentou o São Bernardo (que curiosamente teve a segunda campanha geral) e derrotou o adversário pelo placar de 1x0. Nas semifinais, a equipe palestrina venceu o Ituano pelo mesmo placar de 1x0. Do outro lado, a Água Santa teve a quarta melhor campanha geral, porém, se classificou em segundo lugar em seu grupo. O Netuno enfrentou o São Paulo no Allianz Parque (devido ao show que ocorreu no Morumbi) e após o empate de 0x0, venceu o Tricolor Paulista nos pênaltis por 6x5. A equipe de Diadema encarou a equipe do Bragantino na semifinal (que teve a quinta melhor campanha) e de novo disputou a vaga nos pênaltis, após o empate de 1x1. O que parecia um sonho impossível de se alcançar para o Netuno, se tornou realidade; o Água Santa está na final do Campeonato Paulista 2023. A final será decidida no dia 2 de abril, na Arena Barueri, e 9 de abril no Allianz Parque(estádio do Palmeiras). O vencedor ganhará R$5 milhões e o vice ficará com R$1,65 milhões. A Água Santa contará com vários desfalques para o jogo da volta, pois no dia 4 de abril, a janela se fecha e vários jogadores do Água Santa já têm pré-contrato com outras equipes(a Água Santa achava que não chegaria na final, portanto, vendeu os jogadores para conseguir dinheiro para sustentar o clube), deixando-os indisponíveis para jogar no dia 9. Comparando os elencos e as circunstâncias atuais, o Palmeiras é claramente favorito a levar o título esse ano, porém, nada é impossível no futebol e o Água Santa pode surpreender todos e pela primeira vez em sua história, ser campeão paulista.


Campeonato Carioca

O Campeonato Carioca é organizado de uma forma diferente do Campeonato Paulista e Campeonato Mineiro. 12 times jogam entre si e os 4 clubes que fizerem mais pontos, vão para as semifinais. As semifinais são disputadas em dois jogos onde o 1o e o 4o colocados e o 2o e o 3o colocados disputam a vaga da final. Os clubes com a melhor campanha(1o e 2o colocados) jogam com a vantagem do empate. A final é disputada em duas partidas, onde não há vantagem para nenhum dos dois times. A final do Campeonato Carioca será disputada entre a equipe Clube de Regatas do Flamengo (maior campeão do campeonato com 38 troféus) e Fluminense Football Club (segundo maior campeão do torneio com 32 títulos). A equipe alvinegra terminou na terceira colocação e enfrentou o Vasco da Gama nas semifinais. O Gigante da Colina tinha a vantagem, porém, o Mengão entrou com tudo vencendo a primeira partida pelo placar de 3x2 e vencendo o jogo da volta no São Januário (estádio do Vasco) por 3x1. Do outro lado, a equipe com a melhor campanha, o Fluminense, pegou um adversário mais fraco, o Volta Redonda. No jogo da ida, o Tricolor foi surpreendentemente derrotado pelo Volta Redonda pelo placar de 2x1. Porém, no jogo da volta, o Fluzão não teve dó, massacrando o Volta Redonda pelo resultado de 7x0 no Maracanã, com o jogador Germán Cano fazendo 4 gols. O jogo da ida da final será no dia 1o de abril e o jogo da volta será no dia 9 de abril(ambos jogos sendo disputados no Maracanã). A premiação do Campeonato Carioca ainda não foi divulgada e segue sendo avaliada pela FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro). As duas equipes vêm muito preparadas para a final e nessa final, não há uma equipe favorita. Apesar do Fluminense ter tido a melhor campanha na parte classificatória, o Flamengo tem um dos melhores elencos do Brasil, portanto, não há um time favorito a ser campeão.


Campeonato Mineiro

O Campeonato Mineiro é composto por 12 times que são sorteados (Atlético Mineiro, Cruzeiro e América Mineiro sendo cabeças de chave) em 3 grupos contendo 4 times em cada grupo. Na classificatória, igual ao Campeonato Paulista, as equipes enfrentam todos os times dos outros grupos jogando apenas o jogo da ida. O primeiro colocado de cada grupo se classifica para as semifinais junto com o melhor segundo colocado. Nas semifinais, o time com a melhor campanha enfrenta o melhor segundo colocado e o 2o e o 3o melhores colocados se enfrentam para saber quem vai para a final. A final do Campeonato Mineiro será entre o Clube Atlético Mineiro e o América Futebol Clube MG. O time alvinegro tem 47 troféus desse título em sua estante, enquanto o time alviverde coleciona 16 títulos. É interessante citar que 10/16 dessas conquistas do Coelho foram conquistados consecutivamente(entre 1916 e 1925). Por outro lado, o Galo teve a melhor campanha geral, enfrentando o Athletic Club nas semifinais. O Atlético Mineiro saiu em desvantagem, perdendo o primeiro jogo de 1x0 com pênalti perdido do Hulk, porém, no segundo jogo, o Galo venceu por 1x0 e se classificou para a final (e como essa equipe teve a melhor campanha, ela leva vantagem). O América MG, do outro lado, pegou um adversário mais difícil, porém, não teve dificuldade de derrotá-lo. O Coelho enfrentou o Cruzeiro vencendo as duas partidas; A primeira pelo placar de 2x0 e a segunda pelo placar de 2x1. A final será decidida no dia 1o de abril, no Raimundo Sampaio (estádio do América MG) e no dia 8 de abril, no Estádio Governador Magalhães Pinto (mais conhecido como Mineirão), estádio do governo do estado de MG. Diferente do Campeonato Paulista, o vencedor do Campeonato Mineiro não recebe nenhuma premiação em dinheiro em caso do título/vice, ele apenas arrecada o dinheiro da cota de TV. A equipe com a melhor campanha tem tudo para ser campeã e é favorita ao título. Além disso tudo, o Atlético Mineiro tem vantagem na final, colocando-o mais perto dessa conquista.


Campeonato Gaúcho

O Campeonato Gaúcho segue o mesmo regulamento que o Campeonato Carioca. 12 equipes participam do torneio onde eles jogam entre si em turno único. Os 4 clubes que tiverem as melhores campanhas avançam para as semifinais onde o time que teve a melhor campanha enfrenta a equipe que se classificou em 4o lugar e o 2o colocado enfrenta o 3o colocado. As semifinais são disputadas em jogos de ida e volta (sem vantagem para o clube que teve a melhor campanha) e a final também é disputada em jogos de ida e volta. A final do Campeonato Gaúcho de 2023 será disputada entre Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul. O Grêmio coleciona 41 títulos, enquanto o Caxias do Sul foi campeão apenas 1 vez. O Tricolor Gaúcho terminou o campeonato em primeiro lugar com 7 pontos de diferença para o segundo colocado. Nas semifinais, o Grêmio enfrentou a equipe Ypiranga, onde saiu em desvantagem, perdendo o jogo da ida de 2x1. No jogo da volta, em sua casa, o Tricolor conseguiu reverter o placar após ganhar o jogo de 2x1 e vencer o time Ypiranga, nos pênaltis, por 5x4. Do outro lado, o Caxias do Sul enfrentou o maior campeão Gaúcho, o Internacional. Após dois empates por 1x1(o jogo da ida e o jogo da volta), com o jogo da volta acabando com dois jogadores expulsos do Internacional e um jogador expulso do Caxias do Sul. Nos pênaltis, quem levou a melhor foi o Caxias, derrotando o Inter pelo placar de 5x4. As finais serão disputadas no dia 1o de abril, no Estádio Francisco Stédile (estádio do Caxias do Sul) e no dia 8 de abril, na Arena do Grêmio. O Campeonato Gaúcho não providencia uma premiação em dinheiro, apenas fornece a taça para o campeão e 60 medalhas para jogadores, membros da comissão técnica e direção do time campeão e vice. O Grêmio vem à final sendo o grande favorito ao título, enfrentando o mesmo adversário na final que enfrentou em 2020, onde venceu no placar agregado por 3x2. O Tricolor vem em busca de seu 6o Campeonato Gaúcho consecutivo, porém, ainda precisa derrotar a equipe de Caxias do Sul para que isso ocorra. Se o Grêmio for campeão, ele ficará a 3 títulos de alcançar o seu maior rival, o Internacional, e poderá tentar superá-lo até o final da década.

11 views
bottom of page