top of page

Polêmica do Drake no Lollapalooza Brasil: O Que Aconteceu e Porque tão Problemático?

Drake, um dos cantores/rappers mais conhecido do mundo, cancelou sua presença no Lollapalooza Brasil no dia da apresentação. Por que ele cometeu essa ação, e quais são as críticas que estão sendo feitas por fãs e pessoas que atenderam o festival?


Beatriz Saliba



Este final de semana, nos dias 24-26 de Março, o grande e esperado festival “Lollapalooza” ocorreu no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. O festival, no Domingo, anunciou que o Drake, uma das atrações principais do Lollapalooza 2023, cancelou a sua presença no dia. O cancelamento de Drake provocou um escândalo, e questões sobre os valores do artista e dos motivos de seu cancelamento estão sendo levantadas.

O festival Lollapalooza acontece anualmente no Brasil, Estados Unidos, Chile, e na Argentina. É um grande festival de música, onde artistas nacionais e internacionais se apresentam ao longo de 3-4 dias. O festival consiste de artistas de gêneros musicais variados, pois há apresentações para o gosto de cada um. Este ano, junto com Billie Eilish, Lil Nas X, Tame Impala, Twenty-One Pilots, e Rosália, Drake foi convidado para ser um headliner na versão da América Latina.

Aubrey Drake Graham, mais conhecido como Drake, virou um dos artistas mais populares do planeta nos últimos anos. O artista nasceu no dia 24 de outubro de 1986, em Toronto, no Canadá. Ele, na sua trajetória profissional, já virou rapper, produtor musical, compositor, cantor, e empresário. Além disso, Drake já recebeu muito reconhecimento e diversos prêmios, incluindo um Grammy, três Juno Awards, e seis BET Awards. Drake já quebrou vários recordes, e é conhecido através do mundo inteiro, e por isso, a expectativa de assistir o artista ao vivo estava alta para seus fãs e os que compraram ingresso para o Lolla.

No dia 26, o terceiro dia do festival no Brasil, um anúncio foi publicado na conta oficial do Lollapalooza. Na publicação, estava escrito que: “Devido a circunstâncias imprevistas, Drake está sem membros de sua equipe de som e produção, essenciais para a realização do show no Lollapalooza em São Paulo. Drake estava animado para se apresentar para seus fãs no Brasil. Infelizmente, isso está fora de seu controle. Desculpas.”


Será que Drake mentiu?

O cancelamento de Drake foi algo espontâneo e inesperado, e o motivo dessa ação, mesmo explicado pelo cantor, está sendo questionado. Há informações que demonstram e evidenciam a ideia de que Drake cancelou sua apresentação por causa de um cachê baixo. O cantor recebe propostas que chegam a até 10 milhões de dólares para apresentações, e o que ele ia receber no Brasil era de somente US$4 milhões. Não só isso, mas a boatos que ele afirmou que acha o povo do Brasil “muito exigente”, e que reclamou sobre os brasileiros cantarem com “o inglês e a letra errada”. Além disso, há boatos de que Drake assistiu a apresentação de Billie Eilish no Brasil, e se sentiu muito pressionado, pois sabia que não ia conseguir fazer um show tão produzido quanto o dela. Adicionalmente, há vídeos e fotos que mostram o artista em uma boate em Miami no dia 26, aumentando as suspeições de seus fãs.


Críticas - Organização do Lollapalooza

Em consequência da notícia recebida do Drake, o festival teve que contratar um artista internacional para tomar o lugar do rapper no Domingo. Lollapalooza acabou contratando o "Skrillex" de última hora, um artista de música de dança e eletrônica. Skrillex se apresentou no mesmo horário e palco que Drake ia apresentar, e fez uma performance animada e cheia de efeitos como um dos últimos atos do festival esse ano.

Há várias críticas direcionadas a organização do festival ensi. Muitos ficaram irritados com o fato de que o festival Soh anunciou o cancelamento do Drake no dia. De acordo com fontes nas redes sociais, há boatos que Skrillex foi contratado bem antes de Domingo, pois já estava em São Paulo. Muitos acreditam que anunciaram de última hora de propósito, para não terem que providenciar o reembolso do “Lolla pass” e para manter o fluxo de compras de ingressos para Domingo.

Ademais, Drake não foi o único artista que cancelou a presença no festival. Blink-182, junto com outros artistas menos conhecidos (Willow, Omar Apelo, Dominic Fike, e 100 Gecs), todos desistiram de apresentar também. Isso já foi um sinal de que os organizadores do lineup poderiam ter investido nos artistas errados, e foi decepção após decepção para os compradores de ingressos.


Afinal, o cancelamento de Drake foi algo inesperado, e que recebeu muita atenção negativa. O que você acha de suas atitudes?


Commentaires


bottom of page