top of page

Os 6 melhores discos de rock brasileiro da história

João Pedro Ensina


Hoje em dia, o rock brasileiro é pouco ouvido e pouco valorizado. Com bandas e músicas diversas, desde a época do Tropicalismo, até a redemocratização dos anos 80, o rock brasileiro mudou muito, e muitas bandas deixaram discos fantásticos pelo Brasil. Hoje resumimos estes discos nos 6 melhores, que valem a pena dar uma ouvida.


6. Acústico MTV - Ultraje a Rigor (2005)


Lançado em 2005, o Acústico MTV do Ultraje reúne suas músicas mais famosas como Inútil, Rebelde Sem Causa, Ciúme, e, claro, Nós Vamos Invadir Sua Praia. O diferencial do disco é que, apesar de ter algumas das maiores músicas do rock brasileiro, ainda são tocadas completamente acústicas, sem usar instrumentos elétricos. Isso as dá um tom muito mais rústico do que o normal, com violões e instrumentos orquestrais acompanhando, como violinos e saxofones, além do som mais funky produzido por estes instrumentos.


5. Criaturas da Noite - O Terço (1975)

Um disco mais desconhecido, Criaturas da Noite, lançado em 1975, já é um álbum de rock psicodélico, com um baixo muito forte e um órgão bem presente na maioria de suas músicas. Com influências do rock rural na música Queimada, um forte sintetizador em Ponto Final, e um piano proeminente na sua música homônima, o disco é um dos mais diversos e variados desta lista. Recomendo para fãs de um som mais diferenciado ou para passar uma longa noite na estrada.


4. Terra - Sá, Rodrix e Guarabyra (1973)

Um de dois discos lançados pelo trio, Terra é o disco de rock rural. Com músicas bastante alegres, ritmos agitados, instrumentos de sopro, baixos potentes, e harmonias sensacionais, além das histórias contadas pelas músicas como Mestre Jonas, o disco é um dos mais agradáveis para ouvir desta lista. Com um toque de órgão psicodélico acompanhado de guitarras e pianos, também é verdadeiramente diverso e divertido.


3. Krig-Ha, Bandolo! - Raul Seixas (1973)

Enfim, chegamos no disputadíssimo top 3. A partir daqui, o ranking dos discos não importa mais, já que estes três discos a seguir são igualmente incríveis. O primeiro álbum solo do pai do rock brasileiro, Raul Seixas, pode ser considerado o melhor de sua carreira. Repleto de músicas que criticam a sociedade da época e até a de hoje, como a sensacional Ouro de Tolo e Mosca na Sopa, vale a pena prestar atenção nas letras. Isso se o ouvinte não ficar maravilhado com as composições musicais de Raul, que são umas das melhores do século. Os vocais de apoio são celestiais, e harmonizam perfeitamente com as melodias do artista.


2. Mutantes - Os Mutantes (1969)

Considerando a quantidade de discos maravilhosos que os Mutantes já produziram, esta foi a mais difícil escolha desta lista. Sendo um disco bem experimental que funcionou excepcionalmente bem, este é um disco que todos os brasileiros deveriam ouvir pelo menos uma vez. Mutantes têm em algumas ocasiões até um toque de heavy metal, como pode se ouvir na guitarra distorcida e na forte bateria. Mas isso não deixa o som realmente psicodélico ser deixado para trás, que é feito com riffs complexos, efeitos sonoros de instrumentos esquisitos, e uma bela combinação harmônica vocal.


1. Cabeça Dinossauro - Titãs (1986)

Enfim, chegamos ao top 1. Cabeça Dinossauro é drasticamente diferente de todos os outros álbuns na lista porque esse é um disco muito mais pesado, cru, e revoltado. Lançado em 1986, logo depois da queda da ditadura militar, os Titãs criaram um disco de protesto radical contra a sociedade da época. Complementando suas letras rebeldes vêm os instrumentos mais conhecidos do hard rock, incluindo o ritmo clássico da bateria de rock and roll e a sua guitarra de acompanhamento, além das vocais quase gritando parecidas com o heavy metal.





Recent Posts

See All

Comments


bottom of page